Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

MIBE

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. O MIBE é, portanto, uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares, para promover a leitura e o gosto pelos livros e desenvolver outras literacias.  A BE assume-se, cada vez mais, como um centro nevrálgico vital nas escolas, articulando com os diferentes grupos disciplinares e outras estruturas da escola, mas também com a comunidade envolvente.

O mote do MIBE, para este ano letivo, vai ao encontro deste objetivo “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!” Assim, “a biblioteca escolar pretende contribuir para a partilha e cooperação da diversidade cultural, do envolvimento intergeracional, do apoio socioemocional… em suma, para a construção de comunidades mais sábias, coesas e interligadas.”

As bibliotecas do nosso agrupamento de escolas (Biblioteca da Escola EB 2,3 Diogo Cão, Biblioteca da Escola Básica de Árvores e Biblioteca da Escola Básica n.º 2 de Vila Real) juntam-se a esta celebração, oferecendo aos seus utilizadores atividades diversificadas que, esperam os seus professores bibliotecários, sejam do agrado dos nossos meninos, alunos e restante comunidade educativa.

Boas leituras!

Texto adaptado de: https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html