O cinema: arte de sonhar e de despertar para a vida

Na manhã do dia 27 de abril, os alunos do Clube Ubuntu, do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e as turmas do 7.º ano, deslocaram-se ao IPDJ para assistirem ao filme/documentário “A caminho da escola” (Sur le chemin de l’école), numa parceria entre o grupo disciplinar de Francês, o Plano Nacional de cinema (PNC) e o Clube Ubuntu.
No final da sessão, houve palmas e muitos elogios pela escolha do filme, tendo em conta as temáticas que aborda.
Nas belíssimas palavras do coordenador do PNC a nível de escola, professor José de Magalhães: “(…) O cinema é uma das mais belas formas de contar uma história. (….) neste caso, cada imagem vale mil pensamentos que nos convidam à reflexão sobre a abundância que nos rodeia e a pouca importância que lhe atribuímos no dia a dia. (…) Este filme dá-nos a conhecer alguns dos verdadeiros heróis do quotidiano, meninos e meninas que, profundamente alicerçados num presente desafiador e profundamente exigente, não descuram o futuro e nele depositam a sua esperança.” E, por isso “(…) certamente nos marcará a todos, com a sua beleza, com os seus desafios, com a sua crueza, e acima de tudo, com a sua dimensão humana (….) uma aventura plena de lições.”
Do mesmo modo, no dia 3 de maio, os alunos que frequentam o Clube de Francês, alunos do 2º e 3º ciclos, tiveram a oportunidade de ir ao cinema, no Nosso Shopping, assistir ao filme “Astérix e Obélix: o Império do Meio”, acompanhados pelas docentes do Grupo Disciplinar/ Clube de Francês.
Os alunos ficaram radiantes por verem um filme atual, em língua francesa, embora legendado, tendo ainda a oportunidade de confraternizarem e de saborearem as pipocas “da praxe”.
Para além do óbvio enriquecimento linguístico, esta atividade serviu para dar continuidade a uma anterior, realizada no Clube de Francês, com Bandas-Desenhadas francófonas, proporcionando aos alunos mais conhecimentos sobre alguns aspetos da história e da cultura da Gália, dos Gauleses e destes dois fantásticos heróis, tão queridos no imaginário do povo francês – Astérix e Obélix.
 Ao mesmo tempo, e considerando a linha do guião, foi possível “dar um pulo”, até à atualidade, sendo que o filme integra vários elementos/temas de importância no momento, na França e no mundo, apresentados, muitas vezes, em situações cómicas, que muito divertiram os nossos alunos.
Ambas as experiências, embora diferentes, foram do agrado dos alunos, pois levaram-lhes histórias impactantes que, tão cedo, não esquecerão.
 É o cinema a fazer sonhar e a despertar para a vida…