O projeto “Semear, Tratar, Plantar”, uma parceria entre o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, através da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, e os Agrupamentos de Escolas das áreas Protegidas do Norte, decorreu com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a preservação e valorização da Floresta Autóctone.
No passado dia 22 de novembro, no âmbito do referido projeto, a turma do 8.ºB, acompanhada pelas professoras Cristina Caldas, Cibele Fernandes e Virgínia Amorim e pelos técnicos do Parque, fizeram uma visita de estudo ao Parque Natural do Alvão.
Este projeto teve início no ano letivo transato com uma sementeira de bolotas de carvalho negral (Quercus pyrenaica). Essa sementeira foi cuidada, ao longo do ano letivo, pelos alunos da turma e deu origem a pequenas árvores que foram, neste dia 22, plantadas no Parque. As novas habitantes do Parque Natural do Alvão ficaram a mais de 1200 metros de altitude, junto de preciosos pinheiros-silvestres autóctones (Pinus sylvestris), num bosque que se pretende cada vez mais biodiverso.
No dia 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone e esta visita teve, também, o propósito de assinalar a importância das árvores autóctones nas nossas florestas. Foi uma experiência única, muito enriquecedora e fazemos todos votos para que tenha ficado a “semente” neste grupo de alunos, de forma a tornarem-se adultos responsáveis na defesa do ambiente.