Na última semana, tivemos a oportunidade de participar num curso inovador em Berlim, na Alemanha, focado em três abordagens pedagógicas modernas: Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Além do intenso intercâmbio de ideias com professores de diversas partes do mundo, a cidade de Berlim, com sua rica história e cultura, foi o cenário perfeito para essa experiência enriquecedora.
Além das atividades pedagógicas, o curso proporcionou um intercâmbio cultural significativo. Professores de diversas origens partilharam as suas experiências e métodos de ensino, ampliando a nossa visão sobre as diversas formas de aprendizagem no mundo. A troca de conhecimentos com colegas de outras partes do mundo foi extremamente enriquecedora e possibilitou reflexões sobre como aplicar essas metodologias de maneira mais eficaz, respeitando as diferentes realidades de cada país.
Durante o curso, aproveitamos, também, para explorar alguns dos pontos mais emblemáticos de Berlim, como: O Portão de Brandemburgo, símbolo da reunificação da Alemanha, o Reichstag, a Ilha dos Museus, onde a tradição e a inovação se misturam, proporcionando uma rica herança cultural.
Outros locais impactantes foram o Memorial do Holocausto, que nos lembrou da necessidade de evitar que tragédias da história se repitam e o Muro de Berlim, experiência única que demonstrou como o ensino de história está vivo, criando memórias significativas.
Participar neste curso em Berlim foi, sem dúvida, uma experiência transformadora, tanto a nível profissional como pessoal. As metodologias de Aprendizagem Baseadas em Tarefas, Projetos e Problemas são de extrema relevância para a educação nos dias de hoje, pois incentivam a resolução criativa e colaborativa.
A cidade de Berlim, com a sua profunda história e sua postura inovadora, proporcionou o ambiente ideal para esta aprendizagem.