VISITA À FEIRA QUALIFICA 2024

Como vem sendo hábito, os alunos do 9.º ano da EB 2,3 Diogo Cão, participaram, no passado dia 7 de março, numa visita organizada pela Escola, à QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu na EXPONOR, em Matosinhos.
Esta viagem foi complementada com uma visita ao Porto de Leixões e vem reforçar o trabalho realizado pela Escola no âmbito da orientação vocacional, e, sempre, numa perspetiva de interdisciplinaridade.
Após a chegada ao Porto de Leixões às 10h00, os alunos foram recebidos por uma guia especializada para uma visita ao local. Tiveram a oportunidade de observar as operações portuárias, os vários serviços ministrados no porto, áreas de intervenção e gestão e a importância social, assim como entender o papel crucial do porto na economia regional.
O grupo seguiu para a praia de Leça, onde pôde desfrutar de um breve momento de relaxamento e contemplação à beira-mar, além de tirarem fotos para registar a experiência.
Posteriormente, os alunos foram levados ao Mar shopping, onde almoçaram e tiveram a oportunidade de usufruir de momentos de lazer e socialização, num ambiente descontraído.
Finalmente, por volta das 14h30, o grupo dirigiu-se à Exponor para visitar a Qualifica, onde contactaram com instituições de ensino superior, de ensino profissional, instituições de serviço militar e de segurança, empresas e organismos públicos, nos diferentes standes aí existentes.
A participação na Qualifica permitiu que os alunos explorassem uma ampla gama de oportunidades educacionais e profissionais, auxiliando-os na tomada de decisões sobre seus futuros académicos e profissionais. Contactaram, diretamente, com formandos de várias áreas que demonstravam as suas competências em tempo real. Realizaram, ainda, algumas atividades lúdicas, que contribuíram para maior motivação e interesse por esta Feira.
Os alunos mostraram-se interessados e participativos durante as visitas, cumpriram os horários estabelecidos e respeitaram todas as indicações fornecidas pelos professores.
A visita combinada ao Porto de Leixões, Praia de Leça, Mar Shopping e Qualifica proporcionou aos alunos uma experiência diversificada e enriquecedora, que abrangeu aspetos educacionais, culturais, de lazer e profissionais. Espera-se que esta experiência os ajude na tomada de decisões futuras e os inspire a explorar diferentes oportunidades nas suas carreiras e vidas pessoais.
O agradecimento a todos os professores envolvidos.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão