Visita de Estudo a Coimbra

“Ao encontro de D. Pedro e de Dona Inês”

No dia 17 de fevereiro, os alunos das quatro turmas do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, deslocaram-se até à Cidade de Coimbra para ir “Ao encontro de D. Pedro e de Dona Inês”, no âmbito do estudo de “Os Lusíadas” e concretizando, assim, uma das atividades do Plano Anual de Atividades do Departamento de Línguas.
Chegados à Cidade dos Estudantes, o grupo deslocou-se à Quinta das Lágrimas e, sob a orientação de uma das guias da Fundação, visitaram os jardins e as fontes, embrenhando-se na história de D. Inês de Castro e D. Pedro, uma história de amor e morte, que o grande poeta Luís Vaz de Camões ali colocou, cantada no Canto III de “Os Lusíadas”. Percorrendo os jardins da Quinta, as atenções recaíram sobretudo na Fonte dos Amores e na Fonte das Lágrimas.
De seguida, realizou-se uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, onde se pode visualizar um curto documentário sobre a construção do Mosteiro, abordando, além disso, a história trágica de D. Inês de Castro e, também, alguns factos ligados à vida e história da Rainha Santa Isabel.
Os alunos usufruíram das explicações das responsáveis do Centro Interpretativo do Mosteiro que, com os seus valiosos contributos, conseguiram recriar as vivências de quem ali viveu e as mudanças que o Mosteiro sofreu, ao longo dos séculos.
Após o almoço, o grupo rumou à Universidade para uma breve, mas enriquecedora vivência, dirigindo-se, em seguida, para a baixa de Coimbra apreciando, durante o trajeto, alguns monumentos religiosos e arquitetónicos. Na Rua Santa Catarina, puderam ouvir a Tuna Masculina que nos presenteou com duas canções do reportório universitário.
A visita possibilitou, entre outros objetivos, promover o interesse pelo estudo e conhecimento d’ “Os Lusíadas”, proporcionar a vivência de espaços referidos n’ “Os Lusíadas”, a promoção da igualdade social e da inclusão.
Coimbra é, sem dúvida, uma lição!

Agrupamento de Escolas Diogo Cão.