No âmbito do Clube Ciência Viva do AEDC, na disciplina de Ciências Naturais, as turmas A e B do 7.° ano, deslocaram-se ao Centro de Ciência Viva, de Vila Real, para visitar as exposições permanentes.
Esta visita, proporcionou-lhes uma viagem no tempo, levou-os ao passado longínquo do Paleozoico ao Cenozoico, há milhões de anos, onde ocorreram transformações na Terra que o Homem não acompanhou, pois só apareceu muito recentemente, dentro da História Geológica.
De “comboio” visitaram as diferentes paisagens transmontanas de Vila Real, até às Terras de Bragança, não esquecendo a beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial, o nosso Douro Vinhateiro. Região apelidado de “REINO MARAVILHOSO” por Miguel Torga.
Tiveram oportunidade de assistir a um filme a 3 dimensões (3D) sobre o património natural de Trás-os-Montes e Alto Douro, dada a sua importância ecológica ao nível da diversidade de espécies. Ficaram a conhecer a borboleta azul, Phengaris alcon, uma espécie frágil e pouco tolerante a modificações do ecossistema, pois necessita de condições ecológicas específicas para sobreviver. Estas borboletas encontram-se em ambientes pouco ou nada poluídos. Vila Real ainda é uma das localidades que possui inúmeras espécies de borboletas, incluído a rara Phengaris alcon (Borboleta azul).