Eco sábado na EB do Prado

No sábado, dia vinte de abril, a EB do Prado abriu as portas à comunidade para realizar um eco sábado, onde todos participaram em atividades à volta da horta. O objetivo principal era transformar o lago, que está degradado, num charco com vida com alguns anfíbios, para os alunos conhecerem melhor esta espécie e observarem as metamorfoses dos girinos, até serem rãs.
Os Pais dos nossos alunos limparam o lago, colocaram um forro isolador, lona nova e formaram um charco com rampa para que os anfíbios entrem e saiam com facilidade. Rodearam-no com pedras recolhidas no rio pelos funcionários da Junta de Freguesia e decoraram com plantas para ficar mais bonito. Encheram-no de água e ficou pronto para que as rãs apareçam no Dia da Terra, no dia da inauguração e os alunos fiquem felizes por as verem.
Acontece que o lago tem estado ocupado pela Kika, a pata que foi mãe há uma semana de quatro patinhos que adoram nadar e não saem da água para fora! Como não queremos que estes amigos percam a sua atividade preferida e, já que não é compatível que patos e anfíbios coabitem no mesmo espaço, logo foi criado um novo lago para os patos nadarem.
Enquanto os pais faziam este trabalho, as mães, alunos, avós, professores e demais participantes, limparam a horta, a estufa e o canteiro das aromáticas de ervas daninhas, podaram arbustos e outras plantas, limparam o espaço, regaram com água da chuva, armazenada em reservatórios, e alimentaram os animais. No final, houve um lanche com infusões de ervas aromáticas da horta, bola de carne e broa barrada com compota.