Alunos de EMRC visitam templos religiosos no Porto

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), os alunos do 7.º e do 8.º ano realizaram uma visita interconfessional a dois templos religiosos da cidade do Porto.
Os alunos, acompanhados pelas professoras de EMRC, Lídia Branco e Carla Seixas, e pelos professores de outros grupos disciplinares, Ângelo Silva e Isabel Cipriano, foram encaminhados até à Mesquita de Hazrat Bilal, onde foram recebidos pelo Imã Mahmoud (Prof. Jaime Soares). O Imã, cordialmente, recebeu os nossos alunos e ilustrou a forma como os cinco pilares da religião islâmica conduzem os crentes à vivência autêntica da sua religião. Explicou aos alunos o significado de algumas práticas e rituais realizados no espaço de oração e no quotidiano dos fiéis e deu a conhecer um pouco da religião e cultura islâmica.
O Palácio de Cristal foi o local escolhido para o almoço, onde aproveitámos para guiar os alunos num passeio a pé em que tiveram oportunidade para admirar os bonitos jardins, fontes, estátuas e plantas de várias partes do mundo, além de incríveis vistas para o Douro.
A visita guiada ao interior da Igreja Museu de São Francisco e das Catacumbas permitiu aos alunos apreciar um dos monumentos religiosos mais importantes de Porto, com várias preciosidades da arte cristã como a Árvore de Jessé, uma escultura de madeira policromada considerada uma das melhores do mundo. A explicação dada pelo guia permitiu aos alunos compreender como o cristianismo deixou uma marca na vida e na cultura de muitos homens e mulheres ao longo dos tempos.
Em consonância com o que é proposto pelo programa da Disciplina de EMRC e respetivas metas curriculares, esta visita ajudou os alunos a construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história, ao compreender os contributos que cada religião oferece à significação da experiência humana, ao diálogo cultural e inter-religioso, à promoção da paz, da justiça, da liberdade e do sentido de humanidade.
Através desta visita, os alunos puderam, também, consolidar, os seus conhecimentos acerca das especificidades de cada uma das tradições religiosas, reconhecer a universalidade do fenómeno religioso, testemunhar as diversas expressões e manifestações da crença de cada religião.
No momento de avaliar, todos os participantes referiram que foram momentos de aprendizagem e partilha verdadeiramente gratificantes.