Um Clube de Francês de muitas e variadas cores

No início deste ano letivo, recebemos na escola sede uma jovem assistente de línguas, no caso de Francês, Orlane Godin, ao abrigo do programa da DGE- Programa de Assistentes de Línguas.
Nos sete meses que durou o programa,  a assistente colaborou com as docentes de Francês em contexto de aula, auxiliando, essencialmente,  na componente da oralidade.
Durante esse tempo, a professora Orlane também desenvolveu, com as docentes e os alunos do 2º e 3º ciclos, o Clube de Francês.
 Nesse âmbito, foram promovidas várias atividades, alusivas à língua francesa e à cultura e tradições francófonas, tais como: a celebração do Natal e da Chandeleur, a comemoração do Carnaval, do Poisson d’avril, da Festa da Francofonia, atividades na BE sobre Bandas Desenhadas, sessões de cinema Francês na escola e na sala de cinema, jogos de sociedade / jogos tradicionais ao ar livre.
Ao longo de todas essas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir explicações esclarecedoras sobre cada uma das festividades celebradas, acompanhadas por vídeos, canções e apresentações que a assistente preparou, tendo, ainda, a ocasião de “pôr mãos à obra / na massa”, realizando, na prática, o que tinham aprendido, de formas muito variadas: construção de um pinheirinho e de vários enfeites natalícios; confeção de crepes/da Galette des Rois/do Chausson de pommes/dos Gaufres e respetivos lanches convívio; construção e pintura de máscaras; pintura/recorte de desenhos em forma de peixe e escrita de mensagens positivas; pintura de bandeiras de países francófonos para a contrução de dois mapas da francofonia e de fitas decorativas; leitura de BD francófonas e construção de um cartaz gigante alusivo aos seus heróis, na Biblioteca Escolar; sessão de jogos de sociedade: UNO e outros jogos com os quais os alunos puderam rever os números, as cores e saber mais sobre os países francófonos; sessão de jogos tradicionais, ao ar livre, em que os alunos brincaram a: 1,2,3 soleil, marelle, l’élastique….
Por outro lado, a ação da assistente e das docentes de Francês, passou por abordar outras questões mais gerais, ligadas à cidadania, como por exemplo, a Igualdade de Género (no Dia Internacional da Mulher), em que as atividades propostas visaram desmistificar certos esteriótipos relativos às profissões ou, ainda,  sobre a Sustentabilidade, em que por meio de um “Projeto de Proteção Ambiental”, os alunos construíram cartazes alusivos à separação/triagem do lixo (que espalharam pela escola) e à proteção dos oceanos, a fim de sensibilizar alunos e professores para este tipo de poluição.
Os trabalhos realizados pelos alunos, sobre estas temáticas tão diversas, embelezaram a sala do Clube, o polivalente e até a escola sede.
 O balanço da passagem da Orlane Godin, pela nossa escola é francamente positivo e, nesta hora de despedida, aproveitamos para agradecer o empenho e a  dedicação que demonstrou, em todos os momentos, e desejar-lhe as maiores felicidades para o futuro.
Também agradecemos a todos os que, de uma forma ou de outra, ajudaram à integração da nossa assistente e ao desenvolvimento do Clube de Francês, particularamente à professora Isabel Cipriano e ao projeto “Fico na Escola”, destacando-se o Sr. Álvaro Moreira, pelo apoio incondicional que nos prestou.
Partilhamos o Padlet que a professora Orlane Godin criou, onde ficam registados muitos dos bons momentos vividos no Clube de Francês, com os nossos meninos.

“Astérix e Obélix et l’empire du millieu”

Sessão de cinema